A gelada Maratona de Torino
Por Kellins Pidner Class Londres 2022
A ideia de correr a Maratona de Torino surgiu depois da incerteza se teria ou não a Maratona de Valência. Eu queria correr uma prova que fosse no dia do meu aniversário, 01/12 e em 2024 a de Valência seria perfeita para celebrar mais um ano de vida. Mas a região da Espanha foi afetada por intensas chuvas que deixaram vitimas fatais e destruição. Com isso , a incerteza se teria a corrida. Não quis esperar a decisão pois queria viajar e correr para comemorar meu dia e comecei a procurar outras provas pela Europa e deixei a Maratona de Valência para o próximo aniversário.
Achei Torino City Marathon na mesma data. Não hesitei e mudei todo planejamento da viagem para Itália.
Turim é a capital de Piemonte,no norte de Itália, e é conhecida pela sua arquitetura e gastronomia requintadas sendo a quarta maior cidade do país, estando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles. Cafés antigos preenchem as avenidas e as grandes praças de Turim, tais como a Piazza Castello e a Piazza San Carlo.
A entrega do kit foi numa galeria , a GreePea Village. Organizada a feira, porém menor que das outras grandes corridas conhecidas. Mas com entrega de kits rápida e eficiente. Com alguns stands de venda.
Fiquei em um hotel dentro do quadrilátero de Torino, no centro histórico, há 1 km da largada.
A largada da corrida foi na Piazza Castello as 8:30 da manhã, com uma temperatura de 0 grau. Bem frio. Sorte que não estava ventando, o que ajudou um pouco a suportar.
É uma corrida solitária, sem público pelas ruas, mas também quem é o louco que vai sair da cama quentinha num domingo de manhã para ver um bando de gente correndo?
O trajeto da prova é pelos arredores da cidade, passando por alguns campos, beirando o Rio Pó e passando por dentro de parques. Inclusive no km 37 uma subida dentro de um deles foi a parte maia difícil que achei. No mais, alguns sobe e desce e na maioria plano.
A parte que passa ao lado do Rio Pó é belíssima.
Os últimos quilômetros passam pelas ruas do centro histórico.
A chegada foi na mesma praça, ai já tinha pessoas gritando e esperando os corredores com festa. E o frio não deu trégua em momento algum, o sol até quis aparecer timidamente, mas a temperatura continuou muito baixa.
O 1 km de volta pro hotel pareceu outra maratona.
Meu presente de aniversário estava no peito e feliz por concluir mais uma maratona, só comemorar e agradecer.