Vai viajar para correr uma prova internacional e acredita que seu tempo é curto para curtir tudo o que a cidade oferece? Veja aqui 10 dicas para aproveitar ao máximo sua viagem e conseguir curtir a cidade sem comprometer sua corrida.
1. Tente fazer um planejamento antecipado de tudo o que você quer fazer na cidade para não perder tempo, principalmente se fez aqueles pacotes curtos, em que você ficará apenas 5 dias ou menos no local. Procure fazer um roteiro diário, já colocando também tudo o que está relacionado à prova, como visita à Expo, retirada de kit, corrida no dia anterior, jantar de massas etc. Isso vai ajudá-lo a minimizar seu tempo e vai conseguir fazer as coisas com mais rapidez.
2. Para ajudá-lo na montagem do roteiro, compre um bom guia de viagens ou, com a ajuda do Google, pesquise na internet coisas do tipo “O que fazer em Nova York” ou “10 dicas para curtir Los Angeles” para saber quais atrações imperdíveis. Vai a Miami e não vai dar pelo menos uma caminhada pela famosa Lincoln Road? Faça no mínimo o básico que a cidade pede.
3. Se conseguir planejar direitinho as coisas básicas e imperdíveis, vai conseguir incluir no seu roteiro aquela atração bem especial, como assistir a uma peça na Broadway, um show imperdível em Las Vegas ou mesmo um jogo de basquete da NBA. Para isso, compre antecipadamente o ticket já no Brasil para não perder tempo com filas e evitar que os ingressos estejam esgotados.
4. Use a internet e os guias para saber tudo da cidade, mas não deixe de consultar um amigo que conheça bem o local ou que já tenha corrido a mesma prova para obter algumas dicas. Nada melhor do que quem conhece bem o local para brindá-lo com informações valiosas, que podem fazer grande diferença para planejar seus dias na cidade.
5. Na hora de montar seu roteiro, vale a seguinte dica: coloque atrações menos cansativas – aquelas que não necessitam de longas caminhadas ou ficar por muito tempo em pé – e que fiquem mais próximas do seu hotel para antes da prova. Parques, museus, atrações como mirantes, por exemplo, que são atividades que precisa andar muito, é melhor deixar para depois da corrida.
6. No caso de compras, procure também fazer antes da prova tudo o que estiver perto do hotel ou seja possível pegar táxi/uber ou metrô sem se cansar muito. Outlets demandam muito tempo e energia. É melhor deixar sempre para depois. Só tenha o cuidado de administrar bem o dinheiro para sobrar verba para comprar onde realmente vale à pena.
7. Para minimizar o tempo, veja o que consegue comprar pela internet daqui do Brasil, principalmente aqueles itens mais difíceis de encontrar ou que as lojas sejam muito específicas e não ficam próximas de onde você ficará hospedado. Antes de fazer qualquer compra, informe-se com seu hotel se é possível receber compras feitas pela internet e se o hotel cobra por isso. Além de ser prático, você encontra preços bem mais acessíveis. Assim sobra mais tempo para você curtir a cidade. Compras da Amazon nos EUA podem ser entregues em postos específicos (em geral, lojas de conveniência próximas a seu hotel ou mesmo postos da própria Amazon).
8. Para facilitar sua locomoção na cidade, assim que chegar pegue um mapa no hotel e peça dicas para entender a localização de delis (mercadinhos), cafés, restaurantes e estação de metrô mais próximas, bem como o local ideal para dar aquela corridinha. Vale baixar antecipadamente um aplicativo no seu smartphone com mapa da cidade e também das linhas do metrô ou ônibus para conseguir se orientar mais facilmente.
9. Dependendo do lugar, vale à pena alugar um carro para se locomover pela cidade ou mesmo para locais mais afastados. Faça a reserva aqui do Brasil para que os valores saiam mais em conta.
10. Não fique desconectado do mundo. Informe-se antecipadamente com sua operadora sobre os valores do uso de dados ou telefone no exterior. Isso facilitará muito sua viagem e ainda lhe dará a oportunidade de se comunicar com os amigos via redes sociais ou WhatsApp e postar fotos dos passeios e de tudo que é relacionado à corrida. Informe-se antecipadamente sobre adquirir um chip local com planos de dados. Hoje em dia, o wi-fi é gratuito na maioria dos hotéis.